Conteúdo

O que é o Assoalho Pélvico?

Assoalho Pélvico é exatamente como o nome sugere – a porção mais inferior da pelve, é  um verdadeiro pavimento muscular que cobre a base de todos os ossos da pelve.

Na imagem abaixo podemos observar que o nome assoalho não consegue traduzir a real complexidade deste conjunto muscular

Estrutura Muscular do Assoalho Pélvico

1115 Muscles of the Pelvic Floor

Algumas características chamam a atenção no estudo deste grupo muscular:

           1.  Formam-se camadas na base da pelve de maneira a se criar uma rede de sustentação;

           2. Praticamente todos os músculos se ligam direta ou indiretamente ao cóccix, a cauda da coluna;

           3. Observa-se três orifícios (dois nos homens), que são para a passagem da uretra, da vagina e do reto.

As Funções do Assoalho Pélvico?

A assoalho pélvico é o verdadeiro guardião, responsável pelo fluxo de saída de urina, fezes e gases durante o dia. Esta função você percebe quando contrai a musculatura para não perder urina ou não deixar saírem as fezes ou gases. É o seu controle sobre o assoalho pélvico que permite liberar as necessidades quando você bem deseja, com total controle.

O Assoalho Pélvico é o suporte físico de todas as estruturas e órgãos localizados na pelve – bexiga, útero, próstata, e porção final do intestino. Além do apoio ajuda a manter todos em suas devidas posições, no local correto e consequentemente a exercerem as suas funções.

O Assoalho Pélvico estabiliza a pelve e a coluna lombar. Mantém o equilíbrio da pelve e é músculo fundamental para o “core” ao ajudar a musculatura lombar, musculatura abdominal e os flexores da bacia. 

O Assoalho Pélvico atua em ambos os sexos na sensação do prazer, no ato sexual e na sensação dos orgasmos. Na mulher a musculatura se expande para permitir a penetração, nos homens, ajuda a manter a ereção e também na ejaculação.

Curiosidade do Assoalho Pélvico

Disfução do Assoalho Pélvico

Refere-se a qualquer problema muscular que faz com que o assoalho pélvico não funcione adequadamente. Se deseja saber mais sobre o assunto...

Assoalho Pélvico - Será que o meu está saudável? Disfução

Voluntário e Não Voluntário

A musculatura do assoalho pélvico está parcialmente sob o seu controle. Está sempre ativa para suporte dos órgãos, estabilização do core e na função esfinctérica. Você pode contrair ou relaxar conforme conveniência.

Assoalho Pélvico - Será que o meu está saudável? Qual é o meu controle?

Tudo Leva ao Cóccix

Todos os músculos chegam de alguma forma ao cóccix. Histórico de queda, mesmo há anos é um fator de risco para a disfunção pélvica, mesmo em quedas simples. Alguns esportes são fatores de risco. Por ser uma região muito conectada, um problema pode rapidamente "contaminar" outras áreas.

Assoalho Pélvico - Será que o meu está saudável? Cóccix, você deve proteger

Todas as Rotas Chegam na Pelve

Diversos grupos musculares das pernas, a musculatura glútea, e os múculos lombares e abdominais se conectam com a pelve. Desta forma, quando temos algum tipo de desequilíbrio, cria-se uma tensão na musculatura do Assoalho Pélvico que vai tentar compensar. Lembrar sempre de tratar a região como um todo...

Assoalho Pélvico - Será que o meu está saudável? Equilíbrio muscular é o core

Fabio Francesconi

Médico dermatologista e professor que tem como missão divulgar o conhecimento médico para empoderar alunos e pacientes. Mais do que tratar doenças é cuidar para nos sentirmos bem.

>
WhatsApp chat